03/11/2013
NELM filia-se ao Instituto Pro Bono, aderindo a esta importante ação de acesso à Justiça.
 
NELM filiou-se ao Instituto Pro Bono, que tem como foco a advocacia em benefício daqueles que não possuem condições de acesso à Justiça. A iniciativa Pro Bono é fundamental das ações de Responsabilidade Social dentro do projeto NELMSUSTENTÁVEL, fazendo parte do conjunto de ações internas que refletem o compromisso do NELM com o GLOBAL COMPACT, da Organização da Nações Unidas.

O instituto Pro Bono, criado em 2001 como uma ação entre os mais respeitados nomes do Direito da atualidade no Estado de São Paulo, busca prover a aproximação entre os escritórios e advogados que se propõem a realizar ações de advocacia gratuita aos setores e pessoas da sociedade civil com maior grau de carência econômica e social. Especialmente no modelo atual, em que a insuficiência no número de defensores públicos e o intervalo de exclusão de beneficiários dos serviços de assistência judiciária, que somente atende pessoas com renda familiar de até 5 salários mínimos, faz com que a prestação Pro Bono seja um elemento essencial de inclusão social.

A ação Pro Bono, além do tradicional serviço gratuito de advocacia aos necessitados, inclui, ainda, a campanha com estudantes de Direito, que são voluntários para acompanhamento e desenvolvimento do trabalho junto com os advogados que prestam o serviço Pro Bono, aumentando seu grau de experiência e educação jurídica.

Também, é parte da ação Pro Bono a realização de mutirões de orientação à população carente, com confecção de cartilhas de direitos essenciais e orientações pontuais em um grande esforço conjunto de todos os profissionais envolvidos no serviço Pro Bono.